Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mamografia, por favor FAÇAM!!!!


A mamografia é um tipo de rx especial. O que muita gente não sabe é que além das mulheres, os homens também podem desenvolver Câncer na mama.

Através da mamografia é possível se diagnosticar precocemente qualquer alteração nas mamas, podendo ser "percebido" através desse exame até dois anos antes de se tronar palpável. O quanto antes se diagnosticar o problema, maior a chance de vida.

Esse exame não é indicado nos períodos menstruais, por que a mulher está mais sensível e já que a mama será comprimida no aparelho poderá sentir mais dor.

Hoje, existe a mamografia digital, o procedimento é o mesmo, no entanto, na comum as imagens são gravadas em uma fita e depois o radiologista verifica as imagens, e agora com a digital, o especialista visualiza na hora podendo mais mais brilho, contraste entre outras alterações que se faça necessária para uma imagem mais nítida, ou seja, de melhor qualidade.

a mamografia convencional demora de 30 a 60 minutos ficar pronta, correndo o risco de ter que refaze-la por uma má qualidade das imagens, fazendo assim com que a mulher se exponha em uma nova carga de radiação (que é prejudicial a saúde). Já na digital a imagem é gerada após 15 segundos da exposição, a mulher recebe menor número de rx, terá maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições durante o exame.

Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame uma vez a cada dois anos, no mínimo. Já quem tem parentes de primeiro grau com caso de câncer de mama, deve iniciar esse exame aos 35 anos.
Câncer de mama é a quinta causa de morte de câncer em geral e causa mais frequente de morte por câncer entre mulheres.

Atenção:
Sinai de câncer pode aparecer através de alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo. Secreção no mamilo também é um sinal de atenção. O sintoma do câncer palpável é o nódulo/ caroço no seio, seguido ou não de dor mamária. Podendo surgir nódulos nas axilas.

Fatores de risco nas mulheres:
Idade a partir dos 50 anos;
Densidade mamaria aumentada na mamografia;
Biopsia mamaria prévia com achado de hiperplasia atípica;
História de câncer de mama em parentes de 1º grau;
História de câncer de ovário na família;
História de mutações nos genes BRCA 1 ou BRCA2;
Exposição a radiação ionizante para tratamento de doenças, sendo o risco maior quando exposta entre 13 e 30 anos.

Texto extraído dos sites:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/04/mamografia-pode-ajudar-detectar-precocemente-cancer-de-mama.html
e
http://www.cancerdemama.com.br/mulher/mamo/mamo.htm

*No primeiro site (do G1- programa bem estar da globo) tem bem mais informações, achei bem completo, coloquei aqui as principais informações.

Façam também o exame de toque corretamente e com frequência.

Nenhum comentário: